Qua, 16 de Março de 2011 10:06
Equipes de resgate, salvamento e combate a incêndio da 17ª Companhia Independente Bombeiro Militar (17ª CIBM-Jaraguá) atenderam no último dia 12 um acidente de trânsito no trevo de Rialma, a 55km de Jaraguá, envolvendo duas carretas. Devido ao forte impacto, os veículos se incendiaram e três pessoas morreram carbonizadas. Com os transtornos na pista, outro acidente aconteceu envolvendo um ônibus de turismo com mais de 46 passageiros. O ônibus saiu da pista e os passageiros sofreram apenas escoriações.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que durante o período de chuvas redobre a atenção nas rodovias. Diversos cuidados podem ser adotados para se evitar acidentes e danos aos veículos.
Com a pista molhada, o asfalto fica escorregadio, podendo causar deslizamentos em caso de mudança de faixa e freadas bruscas. As poças d'água que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda de controle da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida, principalmente durante as chuvas fortes, quando todas as janelas do veículo são fechadas e os vidros acabam embaçando. Por isso, a principal dica é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção.
Veja algumas dicas de segurança para o período chuvoso:
• Faça revisão dos pneus, freios, limpadores de para brisas e faróis do veículo;
• Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
• Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro; • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
• Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança; • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
• Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário